Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

23 fevereiro 2011

Bacocos e retrógados

O PSD apresentou nas últimas semanas um projecto-lei para permitir a contratação provisória de jovens desempregados. No fundo o PSD quer retirar alguns jovens do desemprego, dando-lhes alguma situação de emprego, embora se reconheça com alguma precariedade, mas no fundo estão empregados.
Todos, mas todos os sectores da esquerda política portuguesa, e do sindicalismo bacoco e retrógado lutaram a pés juntos contra esta medida, dizendo que se quer criar ainda mais precariedade junto dos jovens e dos trabalhadores.
Vamos por partes:
como é que se cria precariedade em pessoas que estão no desemprego? Para esta esquerda política portuguesa, e para o sindicalismo bacoco e retrógado, é preferível estar no desemprego, e a certa altura perder o fundo de desemprego, do que estar a trabalhar.
A medida pretendia apoiar as empresas que contratassem pessoas nesta situação, sendo que as empresas pagariam parte do salário, e o restante seria pago pelo Estado. Para a esquerda política portuguesa, e para o sindicalismo bacoco e retrógado isso só iria aumentar a crise na Segurança Social. Alguém que lhes explique que mantendo as pessoas no fundo de desemprego, o Estado gasta mais dinheiro.
Por outro lado, uma proposta do CDS permitiria manter um trabalhador com contrato a prazo por um período não inferior a 1 ano e não superior a 3, quando este atingisse o limite de 3 anos de contrato a prazo. Proposta a aplicar em períodos de recessão, para não obrigar as empresas a despedirem ou a colocar os trabalhadores no quadro. Aqui del rei, gritaram a esquerda e o sindicalismo bacocos e retrógados. Isso aumenta a precariedade e a instabilidade... mas será que eles preferem que ao fim de 3 anos as pessoas vão todas para o desemprego, porque a empresa não tem condições para os colocar nos quadros?
Com este tipo de propostas o PSD e o CDS pretendem criar empregos com termo, para retirar muitas pessoas do desemprego sem termo. Situação que seria temporária, e transitória, até que o país entrasse nos eixos e voltasse a crescer e a criar emprego sustentável.
Nada disso quer a esquerda e o sindicalismo bacocos e retrógados. Quantos mais direitos e regaliar tiver um trabalhador, melhor (isso era o que queriamos todos, não era?). E se com isso tivermos mais desempregados, ora paciência, desde que haja subsidios e apoios, e rendimentos sociais, estamos todos bem. Right?