Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

31 julho 2006

Fair play - ER

O episódio desta tarde do Serviço de Urgências (ER) fez-me sentir que por mais evoluído que o ser humano esteja, vai sempre manter alguns aspectos mais comuns aos animais irracionais.

Entre outras coisas o episódio começa com uma extraordinária greve dos serviços de manutenção que provoca o caos no serviço urgência, com sacos de lixo espalhados por todo o lado e atrasos no cumprimento dos serviços. Chega então à urgência um jovem que durante um jogo é ‘atacado’ por um elemento da equipa adversária, que não teria outra intenção senão’dar cabo dele’. Esta ‘falta’ não acaba por aqui. Durante o jogo ocorrem mais agressões, inclusive às e entre as famosas cheerleaders.

È neste ponto que quero assentar a minha ideia de que o ser humano será sempre um animal. Quantas vezes não vemos e ouvimos agressões deste género durante e devido a jogos. Agressões essas que podem começar dentro do campo, onde estão os verdadeiros intervenientes do jogo, ou então começam nas bancadas ou fora dos campos, onde aqueles que se dizem ‘adeptos’, por razões que não lembram ao diabo, invadem campos, atiram cadeiras e no auge da sua fúria insultam e agridem quem bem lhes apetecer. É óbvio que por vezes, estas reacções ocorrem por acção de alguns influenciadores líquidos ou de outra espécie, que retiram ao ‘adeptos’ qualquer capacidade de resistência aos seus instintos. Mas e quando estas reacções são apenas e só explicadas pela natureza do adepto? Será que uma boa terapia conseguirá resolver os seus problemas?

Voltando ao episódio, mais feridos vão chegando ao hospital, acompanhados por quem entendia que o devia fazer, e gera-se então a maior confusão de gente, num serviço que em condições normais já não conseguia responder aos pedidos que iam chegando. O tal rapaz que tinha sido agredido, é submetido a uma pequena e supostamente simples cirurgia, sobre a qual não me vou adiantar, mas que, devido às fracas condições existentes começa a complicar-se e a sua recuperação passa a ser cada vez mais difícil.
Ao saber que ele poderia morrer, um dos seus amigos tenta ‘recuperar’ a sua vida atacando o seu agressor, que também tinha dado entrada no hospital, vítima de uma retaliação que lhe fracturara uma perna.
Confuso?
Pois, e os murros são como as cerejas (umas atrás das outras) e daí até termos o hospital cheio de mais feridos e menos condições ainda foi um passo. Até os médicos levaram com eles em cima.
O primeiro agredido lá se safou.
Parece que a ideia do seu amigo resultou…

Quem é que tem culpa no meio disto tudo…? O pessoal da manutenção, que lutando por mais 1 dólar diário não permitia que o hospital trabalhasse com as melhores condições possíveis.

Haja paciência…
Quanto mais temos mais queremos. Um simples jogo de futebol, que não passa disso mesmo, e não traz real proveito senão àqueles que lá estão a jogar, acaba por ser uma coisa que passa todas as barreiras daquilo que é aceitável.




PS.: Como devem ter reparado não estou aqui a criticar adeptos de clube nenhum, porque em todos eles existem adeptos 'bons' e adeptos 'maus'... E em relação às greves, cada um deve lutar por aquilo que entende ser os seus direitos, mas de forma bem pensada...