Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

18 agosto 2007

Bora lá protestar!

Ora estando eu mais ocupado nos últimos dias, as noticias deste mundo têm me passado um bocadinho ao lado. O que me vale é a internet, onde vou sempre actualizando o meu stock de informação.
Qual não é o meu espanto quando dou de caras com uma noticia sobre milho trangénico e um protesto. Então não é que um grupo de jovens (cerca de cem, ao que parece) resolveu acabar com a única plantação de milho trangénico existente no Algarve, e como forma de luta ceifou por completo os hectares de milho que por lá havia.
Este protesto levado a cabo por uma associação de seu nome Verde Eufémia (em homenagem a Catarina Eufémia, personagem alentejana associada à luta dos trabalhadores - gente que trabalha - rurais) teve como objectivo limpar de vez com este produto do mapa do Algarve.
O milho trangénico é muitas vezes associado a várias doenças e consequencias graves para a saúde, mas a sua produção não é de todo ilegal, sendo apenas necessário cumprir algumas regras de higiene e segurança.

Tal não é o meu espanto quando de repente a notícia fala de um proprietário que se viu de repente sem o seu meio de sustento, não tendo agora meios para sustentar a sua própria familia. (realmente, a noticia até estava a ser empolgante, mas isto dos terrenos terem proprietários estraga sempre tudo)

Hoje venho a saber que o senhor teve um principio de ataque cardiaco (tambem o tinha, se me tirassem o meu sustento) e que agora vai processar o grupo de individuos (uns portugueses, outros estrangeiros que não devem ter que fazer na terra deles) que invadiu a sua propriedade e destruiu a sua plantação de milho.

Nada como uma boa disputa entre proprietários e destruidores de plantações de milho trangénico para apimentar a nossa sociedade. Esta gente que é muito dada à paz a mim não me engana. Faz-me lembrar a história do outro:
- Oh Zé, tu és um gajo tão violento!!!

- EU VIOLENTO?!?! Deves tar a gozar comigo... Ou retiras já o que disseste ou eu parto-te todo...

(enfim...)



Só me resta uma pergunta no final disto tudo...
Quantos neste protesto conhecem a história de Catarina Eufémia...?
Então lembrem-se que ela é um simbolo da luta dos trabalhadores, e esse senhor trabalhava. Não estamos aqui a discutir se bem ou mal nem se vocês gostam ou não do trabalho dele.