Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

14 novembro 2009

Está lá... Podió Chamá-lo....

Com tanto telefonema, só podia dar em escutas, claro está.

A mim custa-me a perceber uma coisas...
O Vara, Armando de seu nome, que não é uma figura de Estado, das tais 3 principais (Presidente, Presidente da Assembleia, e Primeiro-Ministro), estava à conversa com um amigo, e a conversa foi escutada. Um juíz, que não era do Supremo, autorizou tais escutas, porque o Vara era um cidadão comum.
No entanto, o amigo não era um cidadão comum, mas sim uma das 3 figuras (não vou revelar quem, por causa do segredo de justiça), e para escutar esse amigo é preciso que o presidente do Supremo autorize as escutas.
Onde está a ilegalidade?
Por mim não está em lado nenhum, mas não sou da área, no entanto há quem o seja, e anda a apanhar papéis.
Apanhar um amigo que não estando a ser escutado, acabou por ser ouvido, a dizer ou a falar de coisas que até podem ser criminalmente relevantes, deve ser investigado. A partir do momento que esse amigo é um dos 3 principais, tudo bem que as escutas tenham que ser posteriormente autorizadas, ou validadas, mas não são ilegais à partida, porque não se estava a escutar a celebridade, mas um cidadão comum.

Esta lei que impõe tais condições é de 2007, tem a sua relevância para proteger o Estado de Direito em Portugal, e da qual não estou totalmente em desacordo, foi criada apenas para proteger os titulares dos órgãos de soberania, aquando do caso "Casa Pia". Faz sentido existir, porque não pode ser um juíz qualquer a decidir sobre as escutas a tais pessoas. Mas não faz sentido que em processos alheios, quando estes forem apanhados a mentir, aldrabar, ou a armar barraca, não se possa considerar tais escutas porque não foram previamente aprovadas pelo Supremo.

Poupem-nos.

Estamos a dizer-lhes: sim senhor, nós sabemos que cometeu uma ilegalidade, mas não se pode fazer nada porque as escutas não foram aprovadas.

Bem dizia a outra que tinha medo de usar o telemóvel, porque tinha medo de ser escutada. Por enquanto tem se safado, até um dia...