Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

21 janeiro 2010

Directamente...

O PSD tem falta de directas, dizem uns, outros dizem que o problema é a falta de congressos... para mim o que falta é liderança, agora se vem das directas, ou se se arranja em congressos...
Quando Manuela Ferreira Leite venceu as últimas directas, vinha resolver um problema sobretudo de confiança que o PSD demonstrava, e que se agravou durante o mandato de Luís Filipe Menezes. A culpa nunca é de ninguém nestas coisas, e a troca de galhardetes ainda não parou, mas o que é certo é que o problema da confiança já passou, agora é uma questão de falta de qualquer coisa que devolva ao PSD a sua capacidade de liderança.

Pedro Passos Coelho há muito que vem trilhando os rumos da sua candidatura, e por tal não me parece que seja uma grande surpresa se vencer as próximas directas, porque qualquer candidato que se apresente, tem menos tempo de campanha e discussão de ideias do que o próprio Pedro.
O problema, é que apesar de existirem muitos e bons militantes, não devem haver assim tantos que tenham coragem de enfrentar esta situação e tirar o partido deste marasmo.

Paulo Rangel tem poucos anos de militância (não quer dizer nada) mas parece-me que ganhar as europeias não chega para unir um partido. Marcelo Rebelo de Sousa seria um bom líder, mas não agora. Santana Lopes, outra vez, não me parece. Aguiar Branco, porque não? Mas tem feito um bom trabalho na bancada parlamentar, mais do que isso talvez não consiga. Alberto João é um bom líder na Madeira.

O tempo é de alguém novo, que não tenha muitos vícios do poder, que não tenha muitos handicaps de decisões passadas... mas alguém com responsabilidade, que leve o partido a um novo rumo, que não tenha medo de falar, de discordar ou concordar quando é preciso e não apenas porque sim...

Venham as directas...e depressa!