Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

09 março 2010

Com a verdade me enganas...

O país cor de rosa (cor política, claro está) pintado por José Sócrates para as ultimas eleições legislativas, está, como se pode ver e ouvir nos órgãos de comunicação, a mudar de cor. E o cenário é cada vez mais negro.
No fundo, aquilo que se pode dizer, é que fomos enganados. Fomos enganados com promessas de investimento público, promessas de não aumentar impostos, entre outras, e ontem, com a apresentação do PEC, tudo isso veio por água a baixo.

Os portugueses gostam de quem é optimista. E mesmo que digam mentiras, preferem alguém que lhes prometa mundos e fundos do que alguém que lhes diga: isto está mau!
Foi o que aconteceu na últimas eleições. Manuela Ferreira Leite, bem ou mal, enunciou uma série de problemas e uma série de medidas que surgem agora pelas nossas notícias.
Surgiu o problema da asfixia democrática, e agora temos a face oculta. Disse-nos o PSD que as grandes obras públicas não deviam avançar, e agora foram suspensas algumas obras do TGV. As SCUTs vão passar a ser pagas, os impostos aumentaram (ok, só o IRS para os mais ricos e com esses o povo não se importa, mas não se esqueçam que reduziram-se os valores das deduções, por isso, passa a haver menos dinheiro no bolso dos portugueses). O problema da dívida pública era coisa que parecia não existir na boca do Sócrates... vai-se a ver, e tudo tem que ser solucionado, para controlar a dívida.

No fundo, e mais uma vez, enganaram-nos. E enganaram aqueles que ainda se tentavam segurar a uma réstia de esperança. É certo que essa réstia é precisa, mas com verdade, e não com mentiras.

PS: gostaram de ouvir ontem o nosso PM a dizer que as linhas do TGV Porto-Lisboa e Porto-Vigo tinham sido suspensas para obter um consenso com outras forças políticas? Coitadinho, ele até queria mesmo construir as linhas, os maus do costume é que não deixam...