Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

26 maio 2010

Ajuste de Contas

Não há ser humano que se preze que não goste de um bom ajuste de contas. Homem que é Homem não leva desaforo para casa, e por isso, quando sente a sua honra atacada, bem que gosta de colocar os pontos nos i's. Contudo, há momentos na vida em que o ajuste de contas não é possível, pelas mais variadíssimas razões, e que obrigam o 'Homem' a engolir um sapo, fingir que nada se passou, e esperar por um momento mais oportuno.

A melhor forma de combater a estupidez deve ser a ignorância. Por vezes, responder a um comentário estúpido, insultuoso, quiçá até mesmo ameaçador, não vai passar de uma sobrevalorização da pessoa em causa, mostrando-lhe que o que disse ou fez teve um valor ou importância na nossa vida. Por isso o melhor mesmo é aguentar, e esperar que a semente da língua seja a primeira a ser colhida. Já diz um provérbio chinês que em vez de atacarmos os nossos inimigos, devemos sentar-nos à beira do rio e esperar vê-los a passar boiando no mesmo rio. Isto, mesmo sendo um bocadinho mórbido, diz-nos que a justiça (divina ou terrena) pode tardar, mas não falha.

Muitos destes "insultos" escondem por trás uma incapacidade de controlar o que se rodeia, uma falta de capacidade de gerir as dotações de que se dispõe, e por isso ataca-se os outros, culpando-os de todos os males, quando no fundo a culpa não deixa nunca de ser do acusador.

Quando a esmola é grande, o santo desconfia, e quando vemos as barbas do vizinho a arder, devemos pôr as nossas de molho. A sabedoria popular nunca falha (às vezes sim, mas falha de um lado, e corrige-se pelo outro). Mais uma vez o conselho é a prudência, devemos estar sempre de pé atrás. Isto para que no dia que o circo pegar fogo, nós só precisemos de dar outro passo atrás e assistir ao espectáculo dizendo: eu já tinha avisado.

Deixo-vos mais uma da sabedoria popular: Deus vos dê em dobro, tudo aquilo que nos desejam!