Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

01 agosto 2010

Uma Aventura...

Ouvir e ver a actual ministra da educação falar com o seu grande sorriso, e facilidade em lidar com as palavras, deixaria-nos a todos contentes e orgulhosos do seu país, no que diz respeito a educação, isto se ignorássemos o conteúdo do que ela nos diz. A ideia de hoje é acabar com os chumbos ou reprovações no ensino obrigatório. Claro... ideia de base Sócrateana, baseada nos mais simples critérios estatísticos, ou seja, não interessa a qualidade, o que interessa é a quantidade. E se não é possível diminuir reprovações, vamos então acabar com elas de vez.

Em vez de se aumentar a exigência, o rigor, e requerer aos alunos comportamentos e atitudes adequadas e responsáveis, faz-se exactamente o contrário, ou seja, facilita-se. No limite daqui a uns anos, os alunos passam a entrar na Universidade por portaria ou decreto, uma vez que as suas notas não conseguem alcançar tal feito.

Aplicar métodos escandinavos no nosso país parece ser sempre a solução, mas esquecem-se que nós não somos suecos, e nem tudo o que corre bem num país, vai correr bem noutro. Mas da maneira que isto anda, já nada nos espanta. Quando se fala em revisões constitucionais, cai o carmo e a trindade. Quando se fala em propostas do Governo, como esta, dá-se-lhe uma relativa importância, mas as vozes esclarecidas deste país fogem para os seus mais íntimos recantos e não se lhes ouve qualquer recado. É triste, mas é o país que temos...