Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

07 agosto 2006

Só na Murtosa...

Desta vez só vai perceber do que estou a falar quem é da Murtosa e sobretudo, utiliza ou já utilizou os serviços fornecidos pela Auto-Viação da Murtosa.

Em primeiro lugar basta dizer que esta empresa opera em monopólio aqui na Murtosa, levando a que os clientes se sujeitem a certas situações, visto não terem outra solução equivalente para satisfazer as suas necessidades.

Sendo assim passo já às críticas, e vou tentar o mais directo possível:

Em primeiro lugar, os horários dos serviços de transporte são os mesmos há 'séculos' não havendo assim uma oferta real face às necessidades dos clientes e por outro lado, já não bastava não haver serviços a horas, digamos...mais convenientes para os utilizadores, ainda temos que 'gramar' com atrasos constantes que acabam por prejudicar o acesso a outros serviços (sobretudo na ligação Murtosa-Estarreja).

Outra questão que ultimamente tem andado a ser alvo de críticas, sobretudo por aqueles que realmente usam o serviço nas condições que vou referir, é a utilização dos chamados 'mini-bus' de 15 lugares (bem apertadinhos) não sei com que objectivo, mas que acabam por encher e obrigam os passageiros a ir em pé, não havendo as mínimas condições para o fazer (no meu caso que sou um 'bocadinho' alto, fazer uma viagem de mais de 10 minutos em pé numa carrinha todo curvado não é lá muito confortável). É óbvio que algumas das vezes o 'mini-bus' acaba por ir com alguns lugares vagos, mas tendo em conta que nós pagamos para utilizar um serviço e é-nos fornecido outro...
Isto já para não falar de ser ilegal, mas enfim deixo essa questão a quem conhece as leis mais do que eu.

Por último, e agora só alguns é que vão perceber exactamente do que estou a falar, quero criticar a falta de competência de alguns motoristas desta empresa. Segundo a lei (mais uma vez vou falar da lei sem a conhecer na perfeição), no código que regula este sector existe um artigo que diz que não pode ser exigido ao passageiro algo que não é exigivel. A simpatia e boa disposição não abundam por aqueles lados, mas também não se pode exigir isso. Agora competência para lidar com clientes já se pode exigir, e será que ela existe?


E acabei, faltando ainda criticar algumas pequenas situações que ocorrem mas que ja se consideram normais e portanto fáceis de 'engolir'. Deixo-vos com um conselho: nunca obriguem outras pessoas a ouvir a Rádio Regional de Arouca. É uma experiencia traumatizante, num dia de calor, com o 'mini-bus' atolhado de gente, e a ouvir Ranchos Folclóricos...