Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

23 agosto 2007

Que língua falas tu?

Afinal que língua precisamos nós de saber para comunicar com os turistas...?

E pergunto isto porque já não é a primeira vez que tenho que fazer um esforço extraordinário para me fazer entender ou para perceber o que alguns "camones" querem dizer. E já não falo daqueles que falam inglês mesmo não sendo essa a sua língua, porque esses, tal como eu, conseguem exprimir-se numa língua diferente para se safarem quando assim é preciso.
O que me custa mesmo é ver pessoas que não falam a ponta que seja da nossa língua (os espanhóis são muito bons nisso) e nós temos que falar um bocadinho de "portunhol" para eles nos perceberem. E no entanto, quando os formos visitar lá à terra deles, temos que saber falar castelhano, catalão, basco ou o que quer que seja, porque se não o fizermos ninguém nos entende.
Agora vamos lá ver um coisa. Nem todos são obrigados a falar inglês, porque nem todos tiveram a oportunidade de aprender a falar essa língua. Mas quando fazemos uma viagenzita por esse mundo fora, pelo menos devemos saber desenrascar-nos para não nos sairmos mal.
Chegar ao ponto de ter que explicar o que quer dizer "galinha" ou "cogumelos"...se não sabe, compre um dicionário, porque eu em inglês ainda me safo, mas em espanhol... acho que não sou obrigado a saber isso, mesmo que eles sejam o nosso país vizinho. Mas se nós somos vizinhos deles, eles também são nossos vizinhos, certo?
Então desenrasquem-se a falar "portunhol" que é o que nós fazemos!!!
E aos outros que não são espanhóis, e não sabem falar inglês, desenrasquem-se também, vão ver que não dói nada...


Au revoir my pueblo...