Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

12 julho 2009

E afinal o que faz falta... (1)

Que me lembre, neste blog pouco tenho falado sobre a terra que me viu nascer, e hoje me ajuda a crescer, a tão bela, e hoje já mais conhecida, Murtosa.
Temos por natureza uma capacidade impressionante para falar bem sobre o sítio onde nascemos, sobretudo quando passamos muito tempo longe dele. Eu, feliz ou infelizmente, nunca me afastei por demasiado tempo desta terra, o que me torna mais suspeito se fizer uma descrição de tudo o que por cá há. Por esse mesmo motivo vou agora inaugurar um pequeno espaço para dizer o que, na minha opinião, por cá não há e até faz falta.

A bicicleta começa a ser rainha desta Murtosa. Sempre foi um importante meio de locomoção e transporte cá por estas bandas, mas os últimos tempos têm mostrado que podiam ser muito mais do que isso, e podiam ser até um ponto importante do ponto de vista da economia e do turismo. O projecto Murtosa Ciclável, do qual nasceu o percurso visitável da natureza, NaturRia, é sem dúvida uma boa aposta para o desenvolvimento deste pequeno pedaço de terra.
Uma vez que estamos a falar de natureza e desenvolvimento sustentável, uma área que está indiscutivelmente associada é as Energias Renováveis.
Seja através do Sol, Água, Vento ou qualquer outro recurso natural, Portugal começa a afirmar a sua posição importante nesta matéria, e penso que a Murtosa poderá representar um papel importante no desenvolvimento destas energias.

Obviamente que não estou a considerar os importantes condicionalismos políticos ou económicos, mas num mundo em que tudo isso fosse possível de ultrapassar, apostar nas energias renováveis e na eficiência energética pode ser o próximo passo.