Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

05 setembro 2009

As cores de Socrates...



As fotos foram retiradas do site EPA aqui e aqui

Estas duas fotos servem para ilustrar o texto que se segue.
Estava a ver o debate do Sócrates e do Jerónimo e dei-me de conta que devem ter seguido o mesmo dress code, e custa-me a crer que o tão bem preparado Primeiro-Ministro não tivesse mais do que uma gravata no carro, para o que desse e viesse. Mas não, vieram os dois de vermelho.
Mas pensei um pouco e fui ver a cor da gravata que usou no debate com o Portas. Coincidência ou não, trouxe uma gravata azul.
Tradicionalmente, o rosa é socialista, vermelho é comunista, laranja é social-democrata, azul (às vezes o amarelo, mas o logótipo actual é azul) é CDS-PP...

As cores das gravatas podem não dizem muito para um olho destreinado, mas para quem olha atentamente verá que estão carregadas de simbolismo. O Sócrates podia ter vindo com qualquer cor, mas escolheu o vermelho para o debate com o Jerónimo e o azul com o Portas, porque está a piscar o olho a toda a gente. Por um lado, como sabe que a coisa está difícil, pode precisar deles para coligações. Por outro, pisca o olho aos eleitores mais distraídos que assim até se confundem, ficando sem saber quem é de quem.

Vou abrir apostas para ver qual a cor que trará para o debate com a Manuela... mas não o estou a imaginar de laranja...