Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

03 agosto 2009

E afinal o que faz falta... (4)

Depois de uma pequena ausência deste pequeno país, volto agora com mais uma proposta para aquilo que por cá faz falta. Desta vez não se trata de algo mais difícil de alcançar, porque se trata de uma mudança de mentalidades.
Por muitas campanhas de mobilização e sensibilização que haja, ainda é possível ver que muitos não entendem que atirar lixo para o chão ou não cuidar convenientemente dos espaços públicos é algo que passa por todos e não só por alguns. Do que nos vale dizer que parece mal haver grandes depósitos de lixo no meio de algumas matas, se à primeira oportunidade atiramos lixo pela janela do carro, ou quando vamos passear o Pantufa ou o Bobby deixamos ficar os "presentes" que eles entendem largar pelo caminho? É triste ver que ainda há quem deixe ficar as embalagens dos gelados e restos do lanche pela praia, quando não deixam também ficar fraldas de bebé ou outros objectos menos higiénicos largados por onde bem entendem, e muitas das vezes em zonas protegidas, como é o caso das nossas dunas.
Custa muito arranjar um recipiente para colocar as beatas dos cigarros para não as deixar no areal da praia? E quando se vai na rua, porque raio é que todos acham que quando o cigarro acaba o melhor é atirá-lo para o chão?
Tantas coisas que estão ao nosso alcance para deixar este mundo melhor, e no entanto parece que se trata sempre de um sacrifício enorme.
Ainda neste fim-de-semana, depois de mais umas noites de verão na Torreira, na zona junto ao palco era possível ver a quantidade de lixo que muitos entenderam por lá deixar. Pois bem, se cabe às autoridades competentes providenciarem os locais adequados para depositar o lixo, e posteriormente proceder à limpeza dos mesmos e de todo o espaço público, cabe a todos cuidar para que aquilo que é de todos, ou seja, a nossa terra, esteja bem cuidada, limpa e apresentável para que aqueles que nos visitam, apreciem aquilo que vêm e sintam vontade de cá voltar...

Tenho dito...