Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

30 novembro 2009

Hoje é feriado em Portugal...

Dia da Restauração da Independência, para ser mais preciso.
A revolução iniciada neste mesmo dia de 1640, tinha como principal objectivo mandar os "Filipes" espanhóis daqui para fora e acabar com a sua intenção de acabar de uma vez com o Reino de Portugal. Pontapé para aqui, murro para acolá, e aclamam D. João IV como rei de Portugal, o primeiro da Dinastia de Bragança.

Vêem... não era preciso muito para se perceber o que se passou neste dia. Se há coisa que me assusta um bocadinho é não se saber o que se comemora nos feriados. Quem não sabe, havia de ir trabalhar na mesma, para castigo.

Vá, bom feriado, e se virem um espanhol na rua cumprimentem-no na mesma, sem ressentimentos.



PS: ontem vi num jornal que o Zapatero queria que a Peninsula Ibérica acertasse as agulhas, para combinarem estratégias comuns na Europa. Dizia o mesmo que Portugal não estava de acordo. Se dúvidas havia que não se deve estar de acordo com isso, pensei um bocadinho no dia de hoje. Podemos ser muito parecidos, mas cada um por si. Outra coisa que me chateia é ver discursos de treinadores espanhóis ou que falam castelhano em Portugal sem legendas. Deixem de se rebaixar e obrigar-nos a perceber castelhano, porque eles nem querem entender quando lá vamos pedir um café. Até os brasileiros nos põem legendas carago...