Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

13 janeiro 2011

A única via

Nenhum candidato está aqui para ganhar à primeira volta, senão Cavaco Silva. Todos os outros, que se afirmam independentes e libertos da carga política dos outros e não sei que mais, irão depender do apoio que os outros candidatos lhe darão na hipotética segunda volta que esperam que ocorra.
Só por isto já valia votar Cavaco Silva, para evitar mais gastos para o país na segunda volta, e neste adiamento de uma tomada de decisão. Mas Cavaco sabe que não precisa de ir a uma segunda volta.
Todos os outros são candidatos por algum lado ou por alguma razão: Alegre é o "candidato da esquerda", Lopes é do PCP, Coelho é candidato contra Alberto João Jardim e Defensor Moura é candidato sabe-se lá porquê, mas parece que é o grande herói que lançou dúvidas sobre a honestidade de Cavaco Silva. Só Fernando Nobre aparenta não ter "lado" da sociedade civil. Mas Nobre é apenas aquilo que Alegre foi para Mário Soares.
Cavaco Silva, apesar de ser candidato apoiado pela direita, nunca o ouvimos falar nesses termos na sua campanha, não diz que é candidato da direita, e que é candidato contra a esquerda e que esta quer assambarcar tudo na política para espalhar o terror da intervenção do Estado em tudo quanto pode. Já Alegre diz que Cavaco quer chegar ao poder para permitir à direita chegar ao Governo e acabar com o Estado Social (de repente, e olhando à minha volta, parece que o Estado Social é coisa que está a acabar, e não é a direita que está a acabar com ele).
Nesta campanha todos os outros candidatos dizem que Cavaco Silva quer continuar na Presidência para matar e esfolar tudo quanto puder e acabar de vez com o país. E quando não sabem o que dizer, inventam e ficcionam o que ele pensa e o que ele pretende. Cavaco não fala sobre os outros candidatos, só lhes responde de vez em quando, quando estes abusam nos comentários e críticas que lhe fazem.
Por isto e muito mais, a escolha parece-me lógica, mas acrescento a intervenção de Sócrates na campanha de Alegre, para dizer que os outros (Cavaco) não espalham mensagens de esperança e só querem o terror. E respondo eu: os outros só querem a verdade e só assim querem vencer eleições. Não vencem eleições baseados em discursos que não correspondem à realidade, tal como Sócrates venceu as últimas eleições.