Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

01 fevereiro 2010

Largos dias têm cem anos...

Num Governo que se quer em funções por 4 anos, que não teve tempo de apresentar muitas propostas além do Orçamento de Estado, comemorar os 100 dias de Governo com tanta pompa e circunstância é algo que não passa pela cabeça de nenhuma mente minimamente esclarecida.
Mas não é nada que estas alminhas não nos tenham já habituado. Ainda para mais só hoje comemoram os 100 dias e já ontem havia almoços, passeios, reuniões… isto tudo são despesas que não me parecem indispensáveis.

No mesmo dia, o nosso PM disse que o défice não aumentou por descontrolo das contas públicas, que o endividamento não aumentou por erros de gestão dos dinheiros públicos. Tudo aumentou porque o Governo quis, porque o Governou apoiou a economia, as famílias e as empresas nesta crise. E agora digo eu: e foi tanta a vontade do Governo em ajudar, e estava tão envolvido por este espírito natalício que só a semana passada soube o verdadeiro valor do défice. Ainda umas semanas antes, na aprovação do orçamento de estado rectificativo apresentavam valores muito diferentes de 9.3%. Mas tiveram que esperar mais 3 ou 4 semanas para saber este valor tão certo.
É incrível como a menos de 20 dias do final do ano, o Banco de Portugal não tenha conseguido fazer uma previsão calculada às centésimas como os 6,83% que Sócrates encontrou quando chegou ao poder. E ainda faltavam uns meses para o final do ano. Coitadinho do Constâncio!