Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

01 março 2009

Momento Schadenfreude - I

Novo mês, nova secção de comentários...

Schadenfreude, segundo a wikipedia (a melhor forma de encontrar explicação para quase tudo, menos para trabalhos académicos), é uma palavra de origem alemã usada também em outras línguas para designar o sentimento de alegria pelo sofrimento ou infelicidade dos outros.

Todos os portugueses têm o triste fado de querer saber tudo sobre todos, e depois vem o tal "coitadinho", porque se tem pena deste ou daquele, pela miséria que se lhe abeirou da porta.
Mas os nossos amigos alemães, possuidores de outras tradições, mostram-nos formas diferentes de ver a mesma coisa, e em vez de ficarem "tristinhos", ficam Schadenfreude, ou seja, riem-se com a desgraça dos outros.

Não vou, obviamente, brincar com sofrimentos de ninguém, mas podemo-nos rir das coisas que tristes, pelas quais passam algumas pessoas, conhecidas ou não.

O momento Schadenfreude desta semana vai para:


Retirado de www.rtp.pt

Só mesmo a rir é que se pode levar isto, porque com tanta fartura que este país já teve, e por causa da "visão de futuro" deste ditador palerma, vive agora na miséria.
Se ele ainda festejasse num lanchinho privado, com um bolito e uma garrafa de espumante, ninguém sabia, gastava o que queria, e ninguém lhe podia apontar o dedo. Mas em vez disso, faz este grande banquete, como champanhe e lagosta...

Não há petróleo neste país, pois não?