Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

20 março 2009

Teoria dos 50% - IX

Ora muito bem, não sei se já ouviram na rádio, mas anda por ai um anúncio a dizer que agora vai haver mais democracia porque as mulheres vão passar a ter o acesso facilitado à política...
hum... quando se criam quotas para atribuição de cargos políticos, não deixa de haver democracia?

Não estou a dizer que as mulheres não tenham direito a exercer esses cargos, obviamente que têm, e sei que há muitos sitios onde não têm igualdade de acesso, mas aí são casos onde a democracia vai fazendo o seu papel e com o tempo as mentalidades vão se mudando.
Muitas já conseguiram afirmar-se neste mundo e nestes sitios as quotas não fazem sentido e é nesses exemplos de afirmação que eu me baseio para não estar de acordo com a lei.

Em suma, não sei bem quais são as percentagens usadas, mas não são 50% (isso sim era igualdade, mas não vale a pena chegar a tanto), penso que é por cada três eleitos, um é mulher. No entanto, tanto se quer fazer que caímos no exagero de fazer muito, quando cada partido individualmente podia aceitar esta regra "moral", em vez de obrigar todos em todas as situações a ter mulheres aos molhos.
Em muitos casos até serão mal vistas e a sua capacidade para exercer o cargo pode ser posta em causa... Bem, mas como dizia o outro, temos que viver com o que temos... e quem sabe se não vamos ter uma primeira-ministra democraticamente eleita... o presidente do parlamento europeu diz que sim...