Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

27 março 2011

E vamos vivendo, de buraco em buraco...

Após o pedido de demissão do Governo (que ainda não foi aceite) tivemos um pequeno período em que "gradas" figuras da nação apelavam a que o Presidente da República exigisse uma auditoria às contas públicas para que se soubesse antes das eleições qual a verdadeira situação do país, e não acontecesse o que aconteceu após a vitória de Durão Barroso e de José Sócrates, que exigiram essa auditoria quando tomaram posse e descobriram, cada um, buracões nas contas públicas, o que lhes deu a possibilidade de não cumprir metade do que se propuseram fazer, e exigir sacrifícios aos portugueses.
Ora tudo isto parecia lógico, até demais, mas vai-se a saber e surge, pouco tempo depois, uma panóplia de autoridades contra esta auditoria, com medo que se descubram mais buracos nas contas e que isso traga mais instabilidade ao país. As instituições europeias (a Merkel incluida) têm receio que se encontre buracos e isso prova a incapacidade das instituições europeias em controlar as finanças dos seus estados-membros. Inclusive o Presidente da República parece não estar interessado nesta auditoria.
E agora questiono eu: se, mais cedo ou mais tarde, o verdadeiro estado das contas públicas vem a ser público, com as consequências que isso acarreta; se um governo em gestão pode tomar todas as decisões que forem necessárias para gerir o país (interpretação lata da Constituição da República Portuguesa) e acredito que contará com o apoio de alguma oposição se isso salvar o país; porque raio não se faz uma auditoria já, para evitar surpresas futuras? Não sei, devo andar (eu e mais algumas pessoas) muito enganado relativamente à melhor forma de gerir um país. Mas isso sou eu que ainda sou jovem e não conheço o mundo como ele deve realmente ser... Baseei-me nisto para escrever este post.