Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

28 março 2011

O presidente Lula

veio a Portugal, e foi ontem jantar com José Sócrates e Mário Soares, uma oportunidade informal para uma conversa entre dois ex-Presidentes de Repúblicas e um Primeiro-Ministro que está prestes a ser demitido. Ora o Presidente Lula, por saber que o país do lado de cá do Atlântico está com graves problemas económico-financeiros, veio ajudar o PM Sócrates, dizendo que Portugal deve evitar a vinda do FMI, porque eles nunca vêm resolver nada, vêm antes criar ainda mais problemas. Recomendou porém, que pedissem ajuda aos amigos europeus.
Ora a ajuda que os países europeus podem dar é sem dúvida uma solução, mas que passa também pelo FMI, condição que o ainda PM de Portugal apoiou, e não se ouviu vozes contra na altura, ao ter-se incluído o FMI no Fundo Europeu que ajudará os países que requisitem essa ajuda.
Não se espera que o Presidente Lula saiba tudo o que se passa na Europa, mas espera-se que o PM de um país não minta de forma descarada (eu sei que ele detesta que lhe digamos que ele mentiu, por isso vou corrigir e digo antes que ele faltou à verdade). Se Portugal precisar de ajuda (há muito que recebe ajuda do BCE, caso contrário não teria conseguido emitir divida), vai com certeza pedir ajuda aos amigos europeus, e estes, por sua vez, pedirão ajuda ao FMI... gostava que alguém me explicasse por A+B (isto sem usar esquemas manhosos como apelos à desgraça, e sentimentos de derrota pessoal, e perdas de independência, e não sei mais o quê, por isso usem mesmo factos, e consequências reais) qual a diferença entre pedirmos ajuda aos amigos europeus, e andarmos aqui a atabalhoar medidas de austeridade, atrás de medidas de austeridade, com os ratings sempre a cair, e os juros sempre a subir...