Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

17 outubro 2006

SImplex...mas não tanto


cartoon do jornal de negócios do dia 17/10/2006, logo após a entrega do Orçamento de Estado na AR...

16 outubro 2006

Realmente....

No Jornal "O Aveiro" de hoje vem uma pequena notícia intitulada "TV para as couves". A princípio não percebi muito bem do que se tratava, mas quando comecei a ler apercebi-me do que se tratava e a única coisa que me vinha à cabeça era: "realmente, só neste país"...

Aqui há algum tempo atrás, uma alma caridosa achou que todos os portugueses deviam pagar uma taxa de radiodifusão destinada a tapar as dívidas que o nosso serviço público de televisão apresentava há já algum tempo.
Nesta pequena notícia essa taxa é tema de notícia, isto porque o método utilizado para a cobrar foi acrescentar esse valor às facturas da EDP. Como começa a ser previsível, alguns contadores (sobre os quais é emitida uma factura) são usados para fins que nada têm a ver com a radiodifusão, como o é a utilização de motores de rega.
Estes agricultores reclamam então uma isenção sobre estes contadores, evitando assim a cobrança de uma taxa, a quem não utiliza o serviço.

E têm razão. Mas será que ninguém, na altura em que criaram este sistema, se lembrou destes e de outros casos semelhantes.....hum....não sei, mas cobrar taxas a couves é sempre mais €1,60 por factura...