Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

20 março 2007

Quem é...?

Quem costuma andar nos comboios da linha do Norte (Porto-Aveiro) já deve ter visto de quem eu vou falar. Quem é a "Revisora" (técnica de Revisão, acho que se chama assim agora) loura, senhora com os seus 40 e poucos anos, que insiste em ser a "Fiscal" do sítio?

Já vos aconteceu alguém "picar" o vosso passe? Quem era? A Loura....

Porque é que insiste em "picar" os passes, os bilhetes sim, são para picar...

Hoje por acaso numa das viagens que fiz era essa senhora que estava de serviço e mais uma vez, com o seu estilo inconfundível vai passando de passageiro em passageiro, espalhando o seu ar feroz e cumpridor das regras.
Como decidiu implicar com uma rapariga que lá ia, tornou-se o motivo da conversa, tal como se de uma lenda se tratasse.

"Aqui há dias, uma velhinha entrou no comboio, e coitadinha, não sabia ler...não tirou bilhete. Pois a mulher implicou com ela e obrigou-a a sair da estação seguinte. E diz que quando o comboio chegou a Estarreja tinha lá alguém à espera dela e acertou-lhe o passo. Bem feita..."

"Olha, tava uma senhora velhota, com meio bilhete, porque já tinha mais de 65 anos. Não é que a mulher teve lá um grande bocado à espera que a coitada da senhora encontrasse o bilhete de identidade para confirmar. Se ainda fosse alguém que não se percebesse bem a idade, mas não...."


Pois, não me admira que depois apareça alguém para lhe acertar o passo...

Oh Senhora Loura (não é por maldade que a trato por loura, mas simplesmente não sei o seu nome) todos sabemos que as regras são para cumprir, mas haja paciência...
Já agora, porque é que insiste em "picar" os passes...?

14 março 2007

Em vez de andar para a frente...

Ao que parece, e digo ao que parece porque ainda não tive pachorra para ler a EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL SACRAMENTUM CARITATIS DE SUA SANTIDADE BENTO XVI, a missa tal como a conhecemos hoje (isto só é válido para quem conhece a missa) vai passar a ser ligeiramente diferente. Menos alegria, mais latim, mais canto gregoriano...tudo sempre em benefício de Nosso Senhor...

Eu, que não sou ninguém na Igreja Católica (tal como quase todos os católicos), sinto-me com algum direito de dizer que isto está mal. Está mal porque para ter uma Igreja nova, virada para a Inovação e para os jovens, não podemos dar passos para trás. Quantos dos que vão ler este texto percebem Latim...?
Então acrescentar latim na Missa talvez não seja uma boa ideia.

Menos palmas, tirar instrumentos tais como Bateria e Guitarra Eléctrica das músicas para não ofender ao Senhor...E já perguntaram ao Senhor se ele se ofende com isso?

A parte da Saudação da Paz, em que o Santo Padre aconselha só a saudar quem está mais próximo até nem acho mal, porque às vezes são autênticas maratonas nesta altura para saudar o pai, a mãe, a tia, a dona da padaria...e parece mal....


Enfim, vamos lá pensar se queremos uma missa Igreja Moderna ou uma Igreja Antiquada com um padre a falar em Latim e a cantar em Gregoriano para as moscas, como li por ai.