Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

26 setembro 2008

E a culpa é sempre tua, oh Zé...

Alguém se lembra da última crise sócio-financeiro-económico-politica...? Pois eu não me lembro, mas parece que estamos mesmo à beira de uma, daquelas jeitosas.
Os EUA, essa grande superpotência mundial de outros tempos, estão que não se pode.
A Europa, ou União Europeia para ser mais justo, vai caindo aos pedaços, mas sempre com a bandeira azul das estrelas douradas em pano de fundo, a esvoaçar ao vento.
Os chineses andam a meter quimicos no leite para ver se fica mais branco, ou seja, mais parecido com leite.
...
Só na América Latina, outrora palco de grandes crises que acabaram por afectar todo o mundo, nestes novos tempos de governação mais à esquerda, parece que a coisa se consegue aguentar. A ver vamos, como diz o cego.

Vamos lá ver, o mercado (e quando falo em mercado não me refiro a nenhum espaço físico, mas ao mercado em termos económicos ou financeiros, ou lá o que o Miguel Sousa Tavares, do alto da sua imponência magestática, lhe queira chamar) deveria funcionar sózinho, e os compradores apresentavam o preço ao qual estavam dispostos a pagar o que quer que fosse, os vendedores mostravam por quanto estavam dispostos a vender, acertava-se o acordo, e o Estado limitava-se a ser o fiscal, que cobrava impostos por tudo e por nada, e se tivesse tempo ainda via se não havia por ai ninguém a enganar o Zé. Mas o Mercado não funcionou, o Zé deixou-se enganar e comprou aquilo que queria, a um preço que não podia, ficou sem a casa, o carro e a mota e ainda o piriquito, e os outros agentes, míseráveis e paupérrimos, cairam de podres, deixando o sistema a flutuar no meio de um denso nevoeiro. O Estado, que é uma pessoa de bem, acha agora que deve intervir, e como o Estado era e é aquele fiscal dos impostos, vai agora buscar ao Zé, mais dinheiro para levantar os agentes financeiros em dificuldades (aka instituições falidas por sua própria culpa).

Já estou como diz a outra... "Eles ganham dez, elas fod#&% vinte! Quem tem culpa c#r#lh&!"

Ora já tivemos o petróleo a subir como se não houvesse amanhã, os alimentos a preços nunca antes vistos e os juros a acompanhar a subida, para controlar a inflação. Não mais correcto para o nosso Banco Central Europeu, que prefere ver o Zé a comprar o seu pacotinho de arroz a um preço bem baixinho e a cozer o arrozinho num latão debaixo da ponte, visto que não tem dinheiro para pagar os juros do empréstimo da casa.

Os chineses, esses grandes malandros, vão agora ver que nem tudo se consegue a um preço baixo, e vai ser dificil voltar a acreditar que o leite deles é bom, e já agora nem tudo é bom e barato como eles fazem crer a muita gente.

Já agora, avisem o Sócrates, se o virem por ai, que as eleições legislativas são para o ano. Se ele se for embora que feche a porta e a luz, e não deixe isso para o último a sair...

Tenho dito...

20 setembro 2008

Quem disse isto? (1)

Vou inaugurar uma rúbrica neste blog. A partir de agora vou tentar arranjar frases de figuras da nossa sociedade que, por uma razão ou por outra, não fazem sentido nenhum.
Ora decidi começar com uma personagem que me agrada bastante, sobretudo pelas suas incoerências.
Adivinhem lá quem foi que disse isto...

"Não vou falar do PSD. Só falarei quando entender ser oportuno e nunca antes de Outubro de 2009"

12 setembro 2008

Este mundo está perdido...

...e o pior é que ninguém quer saber.

Sabem quem é a Mrs. Sarah Palin?
Pois, não devem saber, porque por enquanto ainda anda meio escondida, mas é aquela senhora americana (dos Estados Unidos), que diz que é a candidata pelo partido republicano, ao cargo de Vice-Presidente (ora vocês ficaram com o preto, então a gente fica ca gaja... bem pensado, estes republicanos, podem ser conservadores, mas ainda têm miolos... ou talvez não).
O que é certo, é que a senhora já dá que falar, quase desde o primeiro dia em que apareceu ao lado do pobre do McCain. A senhora (governadora do Estado do Alasca) defendia com unhas e dentes, o estereótipo de família tradicional, com muitos filhos, o marido e a mulher com muito amor, a cuidar dos filhos, e só trabalhava, porque o dinheiro não chegava para tudo. Eis senão quando, a filha (coitadita), encontrou o amor da sua vida e engravidou. O problema está que a piquena (como diz a dra. Manuela), só tem 17 anos e afinal, tanta tradição na cabeça da mãe não valeu de nada.
Falhas acontecem com todos, e por mais voltas que o mundo dê, quem anda à chuva, molha-se. E a piquena (não volto a dizer piquena, prometo), pode não ter andado à chuva, mas molhou-se e manchou a reputação da mamãe.

Até aqui tudo bem, só umas pequenas nódoas nesta grande manta (vermelha) política.

Mais uma vez, a senhora não soube ficar com a boca fechada e veio a público dizer que, se os russos não pararem quietos lá com a Georgia, que democraticamente, há muito que os incomoda, os EUA não têm outra opção senão declarar guerra à Russia (mais uma guerra, no meio disto tudo ainda são capazes de dizer que a indústria das armas não tem poder).

Por último, e para terminar, a senhora (governadora) espalhou mais uma vez a sua magia dizendo... a invasão do Iraque, por parte dos EUA, foi uma missão enviada por Deus (afinal quem são os fanáticos religiosos no meio disto tudo?).


Ora, por mim votava no Obama, mas não devemos à partida negar uma ciência que desconhecemos, e talvez esta seja uma boa forma de democratizar o mundo. Who knows?

Tenho pena é da piquena. Será que o pai vai assumir a criança?