Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

30 setembro 2009

Os terrenos de Lisboa...

O Sr. António Costa até parece ser boa pessoa. No entanto, a ânsia para ganhar eleições parece estar a deixá-lo um bocadinho desviado da realidade.
Nos últimos dias veio dizer que o Santana queria construir a feira popular, ou um parque de diversões, nos terrenos onde o Costa idealizou construir o novo hospital do IPO. Por esta ordem de ideias, o Costa diz que Santana prefere divertimento, a questões de Saúde.
Na dúvida, não acreditei muito nestas afirmações, nem sabia em que situação estava o actual IPO, nem porque se havia de mudar... Mas o Santana já veio explicar-se

O actual edifício está num terreno com 7,5 hectares. Os terrenos do Costa têm 6 hectares.
O actual edifício precisa de algumas alterações e modernizações para continuar a prestar um bom serviço de saúde. Os terrenos do Costa ficam ao lado dos terrenos onde se faz o Rock in Rio.
Obviamente que o Santana quer fazer o Parque de Diversões nos terrenos novos, porque não vai tirar o IPO de onde está. O Costa parece que quer construir um Centro de Congressos nos velhos terrenos do IPO.

Portanto, ambos têm ideias diferentes sobre o ordenamento da cidade, boas ou más são as suas, mas agora dizer que se prefere divertimento a cuidados de saúde. Acho que isso toda a gente preferiria. Era excelente não precisarmos dos cuidados de saúde para nada, mas como não é assim, temos que contar com os nossos políticos para nos fornecerem os melhores serviços.

Faz falta um pano na boca democrático...


Não há quem a cale...?

A senhora vai dizendo o que quer e parece que ninguém a manda parar um bocadinho. Qualquer dia candidata-se à Presidência República, ou apoia um candidato diferente à Câmara de Lisboa...

29 setembro 2009

Quem se juntou a quem?

O Sr. António Costa disse ontem nos gatos que o Santana Lopes deve ter receio de perder só com o apoio do PSD, e por isso juntou-se com mais 3 partidos.
Um Presidente da Câmara tem sempre mais facilidade em ganhar eleições, uma vez que tem trabalho feito. Portanto, a menos que não tenha feito grande coisa, terá sempre medo de perder eleições.

Conclusão: porque raio se juntou o António Costa a dois movimentos de cidadãos, ao do José Sá Fernandes e da Helena Roseta?

Uma vitória extraordinária?

Quem perde tenta sempre relativizar a sua perda, ou o ganho dos outros, mas o que é certo é que andamos no dia das eleições a ouvir falar em "vitória extraordinária", quando o que temos é uma simples vitória.
Ninguém lhe tira o mérito, mas podemos criticar todo os espectáculo e os gastos na campanha (um partido que não tem medo de perder não desperdiça dinheiro em campanhas estrondosas, mas enfim...).

Vamos lá analisar a vitória extraordinária:

Votos 05
Votos 09
Dep. 05
Dep. 09
PS 2573869
2068560
120
96
PPD/PSD 1639802
1646071
72
78
CDS-PP 415043
557091
12
21
B.E. 364430
446172
8
16
PCP-PEV 432009
591938
14
15

Como podem ver o único partido que perdeu foi o PS. Perdeu deputados e perdeu cerca de 500.000 votos. Dos 2573869 portugueses que lhe deram a vitória em 2005, muitos decidiram tirar-lhe a confiança e dispersá-la pelos restantes partidos. Todos ganharam deputados, todos ganharam votos. Todos aumentaram a sua representatividade, menos o PS.

Ganhou? Sim, por enquanto ainda é importante ter mais votos para ganhar eleições, mas não me parece uma vitoria extraordinária.

Só mais uma coisa... O BE ganhou muitos votos, ganhou muitos deputados, mas o CDS ganhou mais. De 8 passaram para 16, mas o CDS ganhou 9, de 12 passaram a 21. O CDS ganhou os mesmos deputados que a esquerda toda junta.

27 setembro 2009

O grande perdedor...

O grande perdedor da noite foi sem dúvida a SIC. Porque tinha duas motas e um helicóptero para usar no percurso do vencedor das eleições, quando saisse do hotel para ir para a Sede do Partido, salvo erro (foi o que percebi). Azar!

O PSD perdeu, portanto não valia a pena seguir a Manuela. O Sócrates ganhou, e fez a festa no hotel.

Eu não vi o helicoptero, nem as motas a serem usados.

25 setembro 2009

E chegou ao fim...

Pelo menos para mim, porque não farei mais comentários sobre as eleições do próximo domingo para além deste.

Domingo vai-se decidir tudo.
Eu já sei em quem vou votar, e muitos pensam como eu, mas muitos são ainda os indecisos. Mas não há muito que pensar.

Se passamos a vida a dizer mal do Sócrates, votamos contra ele. Tirá-lo de lá, feliz ou infelizmente, só com a vitória do PSD. Portanto a escolha é fácil.
No entanto, e por convicção podemos não defender nem um nem outro. Mas podemos até achar que com a ajuda de um lado da barricada ele pode ser menos mau. Se quisermos que vire à esquerda, votamos CDU. Mas podemos querer que ele vire à esquerda, e inverta o sentido de marcha do país, por isso votamos BE. Então e o CDS? Para que serve?
Serve para aqueles que, não votando Sócrates (não há PS, só o líder), também não querem que o partido vire à esquerda, com medo que comece a capotar. Por isso escolhem a direita, e por enquanto só CDS.
Isto se quisermos reforçar a força dos que já lá estão. Porque podemos sempre escolher um dos novos, ou dos pequenos. O MEP é muito bom, porque conseguiu num ano ser a 6ª força política nas europeias. Os outros, é um pouco como ir à pesca de noite. Não se sabe muito bem se é peixe ou lixo, mas com certeza terão as suas virtudes.

Do melhor da campanha temos os debates da pré-campanha, porque correram de forma muito diferente do que se esperava, para melhor. A Manuela esteve muito bem, o Louçã teve que se justificar ao Sócrates, o Portas sempre combativo, o Jerónimo muito calmo e comunista, o Sócrates, enfim, esteve bem, mas agiu como se não tivesse sido Primeiro-Ministro, com uma grande maioria absoluta.
O pior da campanha: os casos, as escutas, os silêncios, o Salazarismo... enfim.

Escolham, mas escolham bem. Nada está perdido, as sondagens valem exactamente o valem...nada. Não se deixem influenciar. Façam o que fizerem, mas votem. Se eles são maus, são os que nós, em democracia escolhemos. A responsabilidade é de todos.

Melhores momentos... II

Hoje, no Jornal de Negócios:

"Serei comunista até morrer. Se me cortarem o pescoço e a cabeça continuar a rolar por aí, continuo a dizer: co-mu-nis-ta! co-mu-nis-ta!"

Maria Virginia Falcão
vendedora de camarões

Era uma imagem um pouco aterrorizadora mas havia de ser giro. Nisto os comunistas são mais espontâneos. Mas é só nisto.





Apesar dos meus últimos dois posts serem sobre o PCP ou CDU, ou lá como quiserem, isso não significa um carinho muito especial, ou uma mudança de última hora... podem ficar descansados.

Melhores momentos...I

Está a chegar ao fim o período de campanha, por isso está quase aí o tempo de reflexão, ou o Dia de Jejum e Abstinência.
Bem, li agora uma frase do Jerónimo que me fez rir, e também já me tinha feito rir quando disse que não era capaz de atropelar a Zita Seabra, nem que fosse acompanhada da Manuela, da Mª José Nogueira Pinto e do Santana.

Bom, ele disse que o pior momento da campanha foi a repetição excessiva do tipico prato dos Jantares comício: lombo assado.

Bem visto. Está na hora de variar.

24 setembro 2009

E vai mais uma...

Se há quem se tenha divertido com a história dos militantes do PSD angariados em troca de favores, pelo António Preto e a Helena Lopes da Costa, também se podem divertir com esta....



José Lello e António Braga acusados de negociarem cargos em troca de financiamento partidário
TSF

São tiros nos pés camaradas, são tiros nos pés. O poder está mesmo a espera de renovação.

23 setembro 2009

ONG incentiva fazer chichi no duche

Com esta iniciativa pretendem poupar água. Se em vez de fazermos chichi na sanita, fizermos durante o duche, onde a água já está a correr, poupamos a água da descarga da sanita. Segundo eles, uma vez que apenas 5% do chichi corresponde a substâncias como ureia e sal, o resto é água, esta mudança ou continuação de hábito não vai alterar em nada o que acontece durante o duche. E assim poupa-se água.

Parece meio estranho, mas não é assim tão descabido.

Segundo a notícia do Expresso, apenas 75% dos inquiridos de um estudo diz que tem este hábito. Ora usar a palavra apenas, quando se trata de 75% parece-me parvoíce, mas enfim são pancadas de cada um...

Bom, vamos lá ver se a moda pega.

O socialismo é muito bom... para os outros, claro...

Louçã e o seu Bloco, aqueles grandes lutadores contra tudo o que é privado, aqueles que lutam contra as privatizações, aqueles que até lutam contra as deduções e os PPRs porque vêm dos privados... Viva o Socialismo...

Bem, mas o Louçã afinal já teve PPRs, diz o Expresso. Mas a luta do Bloco não fica por aí, segundo o mesmo Jornal. Alda Macedo, Fernando Rosas, Miguel Portas e Mariana Aiveca são alguns dos lutadores que também investiram em PPRs. E mais, Joana Amaral Dias tem ou já teve acções da EDP e Ana Drago da EDP.

Como vêm, tudo boas intenções.
Bem prega Frei Tomás...

21 setembro 2009

Dá que pensar...

Portas não é contra o rendimento mínimo...
Portas só é contra quem o recebe indevidamente...
Portas quer acabar com ilegalidades e injustiças no rendimento mínimo...
Portas diz que vai retirar o rendimento mínimo a quem não merece ou não precisa...
Portas diz isto sobre todos os "preguiçosos", como ele chama aos que vivem indevida e injustamente à custa do rendimento mínimo...

Porque raio é que já não é o primeiro cigano que se mete na campanha a dizer que ele é contra os ciganos por causa do rendimento mínimo?

13 setembro 2009

Só Deus nos pode salvar...

Quando a Manuela disse (ainda bem, estava a ver que ninguém lhe dizia olhos nos olhos) que quando ela foi Ministra das Finanças tinha um grande défice para controlar (que excedia em muito o que havia sido orçamentado) e que por tal Portugal incorria num processo comunitário, com risco de perda de verbas e financiamentos, Sócrates respondeu: não tinha nada (baixinho, mas disse).

Quando Manuela disse que agora não apoiava o TGV por causa do endividamento, e se noutros tempos o apoio foi porque o endividamento português não era o que é hoje, Sócrates respondeu: valha-nos Deus.

E enfim... mais uma vez ele perdeu. Não se deve invocar o santo nome de Deus em vão.

11 setembro 2009

A melhor... é o vale tudo, não há nada a fazer...

No blog corta-fitas li isto e adorei:

Carolina Patrocínio revela que sempre votou PS para as legislativas...

Muito bem, a menos que tenham mudado as regras do jogo, parece-me que é impossível. Ela nasceu em Maio de 87. As últimas eleições legislativas foram em Fevereiro de 2005. Ela só fez os 18 anos depois das eleições... Acho que não preciso de continuar a escrever, pois não?

Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Depois da história da empregada que lhe tira os caroços das cerejas para ela comer, esta é mesmo a cereja no topo do bolo.

O debate de ontem...

Manuela Ferreira Leite vs. Paulo Portas, e assim se fez mais um debate. Um puxa para a direita, outra puxa para o centro, mas no fundo são amigos, porque inimigo do meu inimigo, meu amigo é.

Portas quis empurrá-la para o centro e colar-se ao PS. Ela deixou-se estar na cadeira e com os pés bem assentes no chão, nem com a cadeira das rodinhas ele conseguiu empurrar.

É certo que ela não promete este e o outro mundo. É certo que não diz que precisa de mais mil polícias, ou que vai reduzir o rendimento social de inserção (que para o Portas contínua a ser o Rendimento Mínimo) em 25%. Não fala em números, mas diz que tudo o que for preciso fazer para melhorar o sistema, ela fará.

Correu melhor para Portas? Claro, é muito melhor orador do que ela. Mas ainda há dúvidas disso?

Mas querem um Primeiro-Ministro que fale muito bem, ou que trabalhe melhor ainda...?

O corredor da fama...

Se há programa que gosto de ver é o Corredor do Poder, às quintas à noite da RTP 1. Ontem só vi mesmo o final e gostei do que vi. Mais uma vez o ataque ao PS, as cusquices e as coscuvilhices, o caso da TVI, das autoestradas do Louçã, os debates (o meu presidente tem sido o melhor!).

No final, depois de uma série de temas debatidos, falou-se no convite do Sócrates (ou alguém em nome dele, porque ele nunca é responsável por nada) à conhecida Joana Amaral Dias (do Bloco) para ser presidente, ou ter um cargo importante no instituto da droga e toxicodependência.

O Nuno Melo (CDS) disse que o mais grave nisto tudo era convidar alguém para tal instituto, que fazia ou faz parte de um partido que foi adepto da "festa do charro".

Ora a festa, ao que ele diz, parece que foi mesmo um conceito que existiu ou pelo menos o conceito, mas a Ana Drago (BE), muito ofendida diz que não.
Mas este comentário do eurodeputado fez-me pensar.

Um dia para nunca esquecer...

08 setembro 2009

Parque Mayer: Câmara pagou 2,9 milhões a Frank Ghery por projecto que não passou do papel (Agência Lusa)

Ora a notícia diz o seguinte: "A Câmara de Lisboa pagou 2,9 milhões de euros ao arquitecto Frank Gehry, contratado no tempo do ex-presidente da autarquia Santana Lopes para elaborar um projecto de requalificação do Parque Mayer que nunca saiu do papel. Segundo disse à Lusa fonte da autarquia, o pagamento foi feito através da EPUL (Empresa Municipal de Urbanização de Lisboa)."

Se a autarquia diz que o projecto não passou do papel, foi porque alguém o "rasgou". Independentemente de ser bom ou mau, de ser caro ou barato, havia um projecto e uma ideia para aquele espaço, que não foi aproveitada. Portanto se tivesse havido continuidade do projecto, se calhar até tinha passado do papel, e hoje até já se podia ver alguma coisas lá a ser construída.

Notícias assim, não são notícias... são propaganda.

06 setembro 2009

É o vale tudo da política...

Parece que ontem o PS reuniu em Convenção Nacional, com uma série de oradores e video-publicidade (não sei se enganosa, se não).
Vai daí a meio da coisa passou um vídeo com Carlos Pimenta, antigo secretário de estado do PSD, a falar sobre energias renováveis.
Ponto de reflexão: ninguém pediu ao senhor para que um vídeo seu entrasse no esquema da Convenção do partido.
Então e o que acha sobre o assunto? Acho mal!

Mas a isto já estamos habituados: são os Magalhães que foram entregues aos miudos, e retirados logo de seguida, porque aquilo era só para a fotografia, foram os miúdos filmados com o "príncipe do povo" para publicidade do Governo, mas sem autorização dos responsáveis, é o relatório da OCDE, que de repente deixou de o ser...enfim. A culpa acaba por ser dos assessores.
Então e não eram os assessores do Obama? Diz que sim, mas como não falam português, ninguém os deve perceber, com o inglês técnico que para aí vai...

05 setembro 2009

As cores de Socrates...



As fotos foram retiradas do site EPA aqui e aqui

Estas duas fotos servem para ilustrar o texto que se segue.
Estava a ver o debate do Sócrates e do Jerónimo e dei-me de conta que devem ter seguido o mesmo dress code, e custa-me a crer que o tão bem preparado Primeiro-Ministro não tivesse mais do que uma gravata no carro, para o que desse e viesse. Mas não, vieram os dois de vermelho.
Mas pensei um pouco e fui ver a cor da gravata que usou no debate com o Portas. Coincidência ou não, trouxe uma gravata azul.
Tradicionalmente, o rosa é socialista, vermelho é comunista, laranja é social-democrata, azul (às vezes o amarelo, mas o logótipo actual é azul) é CDS-PP...

As cores das gravatas podem não dizem muito para um olho destreinado, mas para quem olha atentamente verá que estão carregadas de simbolismo. O Sócrates podia ter vindo com qualquer cor, mas escolheu o vermelho para o debate com o Jerónimo e o azul com o Portas, porque está a piscar o olho a toda a gente. Por um lado, como sabe que a coisa está difícil, pode precisar deles para coligações. Por outro, pisca o olho aos eleitores mais distraídos que assim até se confundem, ficando sem saber quem é de quem.

Vou abrir apostas para ver qual a cor que trará para o debate com a Manuela... mas não o estou a imaginar de laranja...

03 setembro 2009

Terminou a época caça ao Homem...

Pelas últimas notícias que vieram a público, o Jornal Nacional das sextas-feiras na TVI foi cancelado, por decisão da Prisa, accionista do grupo que detém a TVI, salvo erro.
Para uns a decisão já vem tarde, para outros, e por muito que não se goste acho que se deve aceitar, que isto trás água no bico. Primeiro foi a putativa entrada da PT na TVI, depois foi a saída do Moniz, agora este cancelamento, e com ele a demissão da direcção de informação. Isto depois do Primeiro-Ministro ter dito que aquilo não era um jornal, era uma autêntica caça ao homem.
Com mais ou menos verdade, com mais ou menos rigor, o que é certo é que há coincidências que não se podem negar, e o caso Freeport parece (não tenho factos, portanto só posso dizer que me parece) que mexe com alguns sectores da sociedade.

Vamos lá ver no que isto dá. A alguns dias de eleições legislativas, não me parece boa ideia, mas eles já são grandes e vacinados...