Rica Casinha

O dia-a-dia deste mundo....

27 março 2009

Momento Schadenfreude - V

Na última feira da Golegã, um cavalo puro sangue lusitano, de seu nome Afonso Henriques, ganhou o primeiro prémio que está agora a ser constestado. Ao que parece os vencedores deste grande prémio precisam de ter capacidade reprodutiva, e este pobre Afonso parece que tem um problema nos testículos e isso não pode ser para um vencedor. O prémio passará para o vencedor do segundo lugar, que ironicamente se chama Almançor que era o apelido do chefe do exército muçulmano que vergou os cristãos ibéricos em muitas batalhas.
Tanta gente neste mundo que não tem os tomates no sítio e anda por aí a pregar ao mundo, e o pobre do cavalo não pode ganhar um prémio... ora porra..

Sou estúpido e só soube hoje

Não é uma nova secção, mas sim um facto...

lembram-se daquele tristezinho de 12 anos que dizia que era pai de uma "piquena", fruto da realção com a sua suposta namorada de 15 anos...?

Pois como se previu em tempos, ele não é o pai. O rapaz ficou muito triste porque ainda acreditava no Pai Natal (e afinal não existe) e também acreditava que a matrafona da namorada o tinha traído...

No fundo estragou-se o sonho de uma criança de 12 anos ser pai... com um bocadinho de sorte, a criança agora nascida tem mais juizo que o putativo pai, a putativa (noutro sentido) mãe, e os outros 12 supostos pais...

25 março 2009

Oh Sôtor

Honoris Causa:
"Doutor Honoris Causa é o titulo atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos." (site institucional da Universidade de Brasilia)

"é um título honorífico concedido a uma personalidade que tenha contribuído com os preceitos de uma instituição oficial de ensino, não pertencente a seu quadro funcional." (Wikipedia)

O doutor Mourinho é um bom técnico, disso não há dúvidas... mas daí a ser doutor Honoris Causa, parece-me que vai um longo passo, mas enfim... special ones há muitos... mas este parece que é mais que os outros...

20 março 2009

Teoria dos 50% - IX

Ora muito bem, não sei se já ouviram na rádio, mas anda por ai um anúncio a dizer que agora vai haver mais democracia porque as mulheres vão passar a ter o acesso facilitado à política...
hum... quando se criam quotas para atribuição de cargos políticos, não deixa de haver democracia?

Não estou a dizer que as mulheres não tenham direito a exercer esses cargos, obviamente que têm, e sei que há muitos sitios onde não têm igualdade de acesso, mas aí são casos onde a democracia vai fazendo o seu papel e com o tempo as mentalidades vão se mudando.
Muitas já conseguiram afirmar-se neste mundo e nestes sitios as quotas não fazem sentido e é nesses exemplos de afirmação que eu me baseio para não estar de acordo com a lei.

Em suma, não sei bem quais são as percentagens usadas, mas não são 50% (isso sim era igualdade, mas não vale a pena chegar a tanto), penso que é por cada três eleitos, um é mulher. No entanto, tanto se quer fazer que caímos no exagero de fazer muito, quando cada partido individualmente podia aceitar esta regra "moral", em vez de obrigar todos em todas as situações a ter mulheres aos molhos.
Em muitos casos até serão mal vistas e a sua capacidade para exercer o cargo pode ser posta em causa... Bem, mas como dizia o outro, temos que viver com o que temos... e quem sabe se não vamos ter uma primeira-ministra democraticamente eleita... o presidente do parlamento europeu diz que sim...

17 março 2009

Tradições....parvas

Não sei se na vossa terra também acontece isto que hoje vos falo, mas enfim, é tão parvo que parece mentira...
Já não é a primeira vez que ouço meninas (e até senhoras) dizer que não podem cortar muito o cabelo porque o pai, namorado ou marido, consoante os casos não gosta (mais propriamente, não quer).
Em primeiro lugar estamos perante um abuso de autoridade, porque homem que é homem não manda em ninguém, quanto muito pode expressar a sua opinião... a menos que tenha que cortar nos custos, e com isso não ser possível gastar dinheiro em cabeleireiras, de resto parece-me parvo haver gente que se preocupe com um simples corte de cabelo. Não falo claro está dos casos em que eles gostam tanto de um certo penteado que não gostam nada quando elas mudam, porque obviamente estamos a falar numa questão de gostos, e não de parvoice...

Vamos então entrar mais a fundo na questão: o facto de o marido não gostar que a esposa corte o cabelo, pode ter a ver com uma questão de ciúmes, porque supostamente pode ficar mais bonita, e com isso ser cobiçada por outros. Mas também pode ser uma questão de segurança, uma vez que se ela não cortar o cabelo, sempre que ela perguntar "não notas nada de diferente?" é menos uma opção que tem para responder. No caso dos namorados, nem vou falar, porque enfim, desde quando é que um marido provisório, com pouco a dizer na matéria, decide o aspecto visual da respectiva esposa provisória? Nunca pois claro.
Agora o que eu não percebo mesmo é o paizinho que não permite que as filhas cortem o cabelo. As mais velhas, eu suponho que seja, tal como as mulheres, para impedir que sejam cobiçadas, mas as crianças... a Dalila cortou o cabelo ao Sansão e ele perdeu toda a força que tinha... será que estes pais têm medo que isso acontece às suas super-filhas? Deve ser...

Enfim, é um assunto que já ouço falar há bastante tempo aqui na minha terra. Pessoas que vão cortar as "pontinhas" do cabelo às escondidas... parece que estamos numa ditadura, mas é melhor não falar muito...

16 março 2009

Momento Schadenfreude - IV

É triste mas é verdade:

"Um adepto iraquiano matou domingo a tiro o futebolista Heidar Kazem, da equipa adversária, numa altura em que este estava isolado frente ao guarda-redes e tinha a possibilidade de marcar um golo que empataria o desafio." (sapo noticias)

Enfim, num país que viveu dezenas de anos sobre uma ditadura, às vezes a liberdade total não é a melhor solução, mas é o que está. No entanto ainda dá para rir.
Por exemplo, no jogo do Sporting, podiam-se ter gasto 7 balas, e a coisa já não era tão feia quanto foi, mas não não vale a pena chorar muito, porque o que lá vai lá vai.

É uma noticia tão estúpida que os comentários ficam por aqui...

11 março 2009

Momento Schadenfreude - III

A noticia chega-nos dos nossos amigos europeus, e parece que começa a ganhar cada vez mais adeptos.
Segundo estudos recentes, uma vaca liberta, através dos seus dejectos e libertação de gases, uma quantidade de gases nocivos para o meio ambiente, muito superior a um automóvel normal.
Azar dos azares, alguém, do alto da sua sapiência, quer culpar os pobres dos bichos pelo aquecimento global e coisas más desse género, e achou que a melhor forma é aplicar uma taxa aos proprietários destes animais (propostas de 13€ na Irlanda e 80€ na Dinamarca).

A medida é no mínimo original, mas será que é assim que se resolve o problema...?
A mim não me parece e é triste que sejam os agricultores a pagar esta factura, mas enfim.

O que é certo é que daqui a nada nem cagar (desculpem me a palavra, mas enfim, é a realidade) uma pessoa pode, sem pagar uma taxa qualquer antes...

Por enquanto esta desgraça ainda não é para nós, por isso, riam-se à vontade.

Teoria dos 50% - parte VIII

Não sei se já notaram isto que hoje vos falo, mesmo nao sendo uma questão muito fraturante, é uma coisa que a mim me deixa um bocadinho triste.
É costume ver malta com peças de vestuário do seu clube (é habitual o uso do tão lindo cachecol), normalmente quando o seu clube ganha algum jogo, normalmente os mais importantes. E então se ganhar algum campeonato ou taça, vemos a malta decorada com as cores do seu lindo clube, o que enfim, agrada a uns, e não agrada a outros. No entanto, e tal como aconteceu ao Sporting ontem, quando o seu clube perde, não se vê ninguém a manifestar o seu agrado pelo trabalho do clube, independentemente dos resultados alcançados.
Contudo, nesta coisa dos clubes, pelo menos é a percepção que eu tenho, os adeptos de um determinado clube, que não vou revelar porque não interessa para a história, abraçam esta causa do cachecol ou casaquinho do clube, com unhas e dentes, como se os resultados dependessem disso. Enfim...
O que interessa aqui é que, ficamos contentíssimos, alegremente animados, efusivamente estéricos, ou até excitados quando o nosso clube ganha, mas quando o clube perde, parece que faleceu um vizinho, daqueles que moravam mesmo ao final da rua e ninguém apreciava muito... ficamos sentidos, mas parece que não é nada connosco.

É uma triste condição do ser humano, e já vem de tempos antigos... S. Pedro negou Cristo, 3 vezes antes do galo cantar (desta vez até tinha 33,3(3)% de possibilidades de não o negar), mas o que é certo é que para salvar a pele, disse que não o conhecia. E depois desculpou-se com o facto de Cristo lhe ter dito que ele ia fazer isso (ora não tinha sido mais esperto se usasse as previsões para mudar a sua atitude... é o que eu acho, mas eu não estava lá).

Portanto meus amigos, somos do nosso clube em duas situações com probabilidade de 50% para cada: quando ganha, e quando perde.

07 março 2009

Contado ninguém acredita

Desta vez não vou usar uma das secções criadas para os meus posts, porque a notícia é triste de mais, para ser momento schadenfreude, e não parece que haja aqui uma questão de probabilidades... estupidez pura.

No Brasil, uma criança de nove (sim, nove anos), foi abusada sexualmente pelo padrasto (isto já começa a ser normal de mais), e já não era azar a mais, acabou por engravidar.
A família mais próxima fez de tudo para evitar problemas maiores (tais como problemas de saúde) e, aconselhadas por um médico, optaram por interromper a gravidez desta criança (sim criança, não é uma adolescente maluca, ou uma mulher com idade para ter juízo, é uma criança, abusada sexualmente).
Até aqui infelizmente, nada de anormal, a vida às vezes é muito boa madrasta, mas muito fraca mãe. O problema vem a seguir.
O senhor foi detido, e não sei qual a sua situação actual, mas deve estar à espera que a justiça brasileira lhe trate da saúde. A mãe, o médico e todos os que se envolveram no aborto, foram excomungados, pela Santa Igreja Católica, e o pobre do padrasto, não foi excomungado, porque enfim...

Ser excomungado por fazer um aborto, eu até percebo, e parecendo que não, é uma coisa com a qual se consegue viver bem, porque ao contrário do que alguns dizem, não foi um atentado contra as leis de Deus, mas sim as leis que os Homens criaram. Mas aceite-se ou não, são as leis que há, e daí nada a fazer. Mas será que o anormal do padrasto não devia ter sido levado no mesmo saco da excomunhão? Um homem que maltrata uma criança (e possivelmente nem é um caso isolado), abusa sexualmente desta e que acaba por gerar um ser vivo, não é em si, uma aberração da natureza? Uma imperfeição tal, que a graça de Deus não conseguiu orientar no melhor caminho, e então, esta escolha de vida, só podia ter sido exemplarmente punida pela Santa Madre Igreja, mas por razões que só estas alminhas parvas sabem, não foi...

Obviamente que ninguém no Brasil vai ler isto, muito menos no Vaticano, mas enfim, quem acho bem que quem puder se insurja, porque assim, vamos continuar a viver num mundo de cegos que não vêem, porque não querem ver...

Teoria dos 50% - parte VII

Se eu dever alguma coisa ao Estado o que é que me pode acontecer?
Ficar sem alguns dos meus bens, pagar multas, ir a tribunal... uma série de coisas menos boas (para não dizer más).

E quando o Estado deve alguma coisa a alguém?
Nada, naturalmente.

O Sr. Manuel Pinho, muito conhecido no na imprensa pelas suas larachas que vai mandando para o ar, usou um dos nossos dois Falcon (avião da força aérea, usado para viagens de figuras de Estado, para quem não sabe), duas vezes para fazer viagens à Alemanha e à Polonia (foi em trabalho obviamente, não vamos aqui levantar falsos testemunhos).
Como em qualquer outro caso destes, alguém tem que pagar o gasóleo e aos pilotos, porque o avião não anda a ar, nem voa sozinho, e o problema começa aqui.
A FAP (força aérea portuguesa) mandou a factura ao ministério da economia, o ministério mandou a factura à Agência de Promoção de Investimento, a Agência, sem dinheiro, devolveu a factura.... e a pobre da factura, perdeu-se pelo caminho.

Ajudem-me a perceber isto se forem capazes: quando vocês querem viajar, a Fátima por exemplo, não vão lá se não tiverem dinheiro para pagar o Gasóleo, portagens, refeições e esmolas, certo?
Então como é que o Estado, pessoa com mais recursos do que qualquer um triste que queira ir a Fátima, vai fazer viagens de avião, e não sabe quem deve pagar, muito menos sabe quem tem o dinheiro para isso?
Uma coisa é certa, o ministro não vai pagar isso do bolso dele, mas para a próxima, talvez seja melhor usar os 50% que tinha de probabilidade e não ir a lado nenhum... olhe, opte mesmo por ir a Fátima, não tem lá fabricas importantes nem coisas do género, mas se rezar muito, o país tem uma probabilidade, um bocadinho maior, de não se afundar.

02 março 2009

Momento Schadenfreude - II

Não era suposto haver momento schadenfreude já no início da semana, mas mal vi esta notícia não pude deixar de me rir, e como é uma desgraça, vai de encontro ao ideal desta secção. Não me ri pela notícia em si, porque obviamente é desagradável, mais para umas pessoas do que para outras, mas pela forma e destaque com que o assunto é abordado...




retirado de http://www.publico.clix.pt/

Antes de continuar devo dizer que não estou a menosprezar o trabalho do ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade), nem estou a dizer que não é importante as pessoas saberem o que aconteceu com uma das principais espécies em risco em Portugal.

Mas daí a ser notícia de última hora na edição online de um dos principais jornais de tiragem nacional, vai um grande avanço, é que lendo o resto da notícia, parece que estamos a falar de uma pessoa muito importante (coincidentemente hoje foi assassinado o presidente da Guiné Bissau, e parece que o assunto tem a mesma importância): "O macho do único casal de águia-imperial Aquila adalberti que nidificou com sucesso em Portugal em 2008 foi encontrado morto na sexta-feira passada com chumbos de caçadeira, na área do Vale do Guadiana"


Nota: estive quase para usar o congresso do PS numa das novas secções, mas acho que já foi tão criticado e comentado, que não vale a pena bater mais no ceguinho...

01 março 2009

Momento Schadenfreude - I

Novo mês, nova secção de comentários...

Schadenfreude, segundo a wikipedia (a melhor forma de encontrar explicação para quase tudo, menos para trabalhos académicos), é uma palavra de origem alemã usada também em outras línguas para designar o sentimento de alegria pelo sofrimento ou infelicidade dos outros.

Todos os portugueses têm o triste fado de querer saber tudo sobre todos, e depois vem o tal "coitadinho", porque se tem pena deste ou daquele, pela miséria que se lhe abeirou da porta.
Mas os nossos amigos alemães, possuidores de outras tradições, mostram-nos formas diferentes de ver a mesma coisa, e em vez de ficarem "tristinhos", ficam Schadenfreude, ou seja, riem-se com a desgraça dos outros.

Não vou, obviamente, brincar com sofrimentos de ninguém, mas podemo-nos rir das coisas que tristes, pelas quais passam algumas pessoas, conhecidas ou não.

O momento Schadenfreude desta semana vai para:


Retirado de www.rtp.pt

Só mesmo a rir é que se pode levar isto, porque com tanta fartura que este país já teve, e por causa da "visão de futuro" deste ditador palerma, vive agora na miséria.
Se ele ainda festejasse num lanchinho privado, com um bolito e uma garrafa de espumante, ninguém sabia, gastava o que queria, e ninguém lhe podia apontar o dedo. Mas em vez disso, faz este grande banquete, como champanhe e lagosta...

Não há petróleo neste país, pois não?